O conto da depressão e o câncer.

Publicado: agosto 11, 2009 em Sem categoria
Tags:

Quase tão ruim quanto ter a depressão , é aturar estereótipos do que as pessoas acham , o que é essa doença ,e como se deve “vencê-la”: Falam sobre religião , como se não fosse uma opção para quem sofre de depressão tentar de tudo ….

-“Deixe disso , levante a cabeça…e blá-blá”….como se fosse um simples ato consciente de querer estar (ou ser) assim.Ou melhor , acham que é algum tipo de “frescura” ou forma de chamar a atenção…mas não , a depressão é uma doença , e para quem dá valor a vida , pode-se considera-la fatal.

O câncer é uma doença terrível , o aumento descontrolado de células que se modificaram , que parecem como corpo estranho no seu organismo , e vai se espalhando por todo o corpo , se não tratado no inicio , pode condenar a pessoa à morte.

A depressão , ainda , não se tem real compreensão de como age , por que age , e o pior , se há cura…assim como o câncer , ela não tem cura….existem tratamentos que podem contê-la , ou na melhor das hipóteses até neutralizá-la , e se você tiver essa sorte , vai se sentir como as outras pessoas que acham a depressão uma “Besteira”.

O câncer , ataca a pessoa sem ela querer , e há uma grande batalha para se manter vivo.O depressivo também não queria ser depressivo , e ao contrário do doente de câncer , ele não luta para se manter vivo , muito pelo contrário.
A maior parte das doenças patológicas , podem ser identificadas e até rastreadas…o problema da depressão é a origem em que atua , diretamente na “alma” do corpo .

E devo lhes dizer , que talvez seja uma das piores, senão a pior doença que existe.
Ela é incompreendida , até por muitos daqueles que tentam ajudar , pois não conhecem sua fonte , ou simplesmente não conhecem sua extensão.

Não é algo palpável , é um conceito para alguns , mas para quem tem essa doença , é algo terrível.
É indescritível sentir sensações tão fortes e obscuras , a falta da esperança e nenhum sentido na vida……cães , gatos , até mesmo um inseto têm a noção de autopreservação , os doentes graves podem ficar tristes , mais ainda têm uma fagulha de esperança de sobreviver.

Mas para muitos depressivos , viver , é uma condição inaceitável.O que muda tanto , no cérebro humano , para se tornar uma pessoa assim ?Será que um dia existirá cura , ao invés de medicamentos que por tentativa e erro , vêm “salvando” a vida desses doentes depressivos?
E será que , algum dia , entenderão essa doença e sua gravidade realmente?

Dialética
Vinicius de Moraes


“É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz

Mas acontece que eu sou triste…”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s